4 de jan de 2012

Apocalipse Zumbi: Você Pode Não Acreditar, Mas é Melhor Estar Preparado!

Ok. Parece loucura, ou uma brincadeira de mal gosto… Mas como você se sente quando uma organização séria como a própria CDC (Center for Disease Control and Prevention) publica algo assim em sua webpage?

CDC? Não é aquele lugar onde o policial Rick Grimes e sua turminha do barulho also sobrevivente de um apocalipse zumbi chegam no final da primeira temporada de The Walking Dead? Sim, esta CDC.

O que vem a seguir é um MANUAL OFICIAL DA CDC sobre o que deve ser feito no caso de uma epidemia de “T-virus” ou seja lá o que for, e segue-se agora na íntegra pra você, a tradução:


Em filmes, shows e literatura, zumbis são sempre mostrados como sendo criados por uma infecção ou vírus, que é transmitido por mordidas ou contato com fluidos corporais. O psiquiatra formado em Harvard Steven Scholzman escreveu um (ficcional) jornal médico sobre os zumbis mostrados no filme A Noite dos Mortos Vivos e refere-se a infecção como Sindrome Atáxica de Deficiência Neurodegenerativa Saturada (???), por um agente infectante. O Guia de Sobrevivência a Zumbis identifica a doença como causada por um vírus chamado “Solanum”. Outras origens para zumbis mostrados em filmes incluem radiação de uma sonda destruída da NASA (como em “A Noite dos Mortos Vivos“), bem como mutações de condições existentes como Prion, Doença da Vaca-Louca, mutação de Rubéola e mutação do vírus da Raiva.

A popularização de zumbis na cultura popular deu crédito à idéia de que um apocalipse zumbi pode acontecer. Em um cenário como este a infecção tomaria o controle de países inteiros, e zumbis perambulariam pelas ruas da cidade comendo qualquer coisa viva que encontrassem em seu caminho. A proliferação desta idéia levou as pessoas a questionarem-se: “Como eu me prepararia para um Apocalipse Zumbi?”.

Bem, estamos aqui para responder esta questão para você, na esperança de mostrar algumas dicas sobre reais emergências também!

MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR:

Então, o que você precisa fazer antes que zumbis… ou furacões, pandemias
por exemplo, atualmente aconteçam? Antes de mais nada, você deve ter um kit de emergência em sua casa. Ele deve incluir água, comida, e outros suprimentos para ajudar você a passar pelos primeiros dias até encontrar um campo de refúgio livre de zumbis (ou no evento de um desastre natural, lhe ajudará a ganhar tempo até que você seja capaz de encontrar um abrigo de evacuação ou linhas utilitárias sejam restauradas). Abaixo estão alguns itens que você deve incluir em seu kit. Para uma lista completa, visite a Página de Emergências da CDC.

Água: Um galão por dia (por Pessoa).

Comida: Bom suprimento de enlatados, e comida não perecível que você regularmente come.

Medicamentos: Isto inclui medicamentos prescritos e não-prescritos.

Higiene e Sanitarismo: Detergente comum caseiro, sabonete, toalhas, etc…

Vestuário e roupas de cama: Uma muda de roupas extra (ou mais) para cada membro da família e lençóis limpos.

Documentos Importantes: (cópias da sua carteira de habilitação, passaporte, certidão de nascimento, por exemplo)

Primeiros Socorros: Muito embora você estivér fodido se um zumbi morder você, pode-se usar estes suprimentos para tratar cortes básicos e lascerações que você pode acabar sofrendo (ao correr de um grupo de zumbis lhe perseguindo, por exemplo.)

(Adições ao Kit, Por Arrow_Strider):

Suprimentos “energéticos”: Na eventual e provável queda de energia elétrica, serviços básicos como iluminação urbana, entre outros, cairá em alguns dias ou poucas horas. Adquira uma lanterna e pilhas (observe que pilhas e baterias tem uma vida útil. Mantenha sempre um prazo válido para repor pilhas e baterias para não ser pêgo desprevenido pela ameaça) , fósforos, lampião á querosene e combustível, isqueiro, bastões quimio-luminescentes, e fontes de iluminação com energia renovável ou não.

Armas: Ok… A menos que você tenha uma licença para elas, idade necessária e capacidade psicotécnica adequada para portá-las expedida por órgão competente, armas “legalizadas” podem ser mantidas em estoque: Um bom taco de Baseball, Machado, Picareta, Katana ou o rolo de macarrão da sua vó, não importa… DESDE QUE VOCÊ O ATINJA NA CABEÇA.

Material de sinalização: Pode ser tinta em spray ou convencional, Flares, bombas de fumaça colorida e sinalizadores luminosos diversos. Se você encontrar um abrigo á prova de zumbis, é interessante demarcar o local para que times de resgate possam encontrar você, não é mesmo? Pintar em letras imensas e garrafais a sigla S.O.S. no terraço, parede ou sacada de seu prédio é extremamente útil se você tiver que se barricar. E por falar nisso:

Material de Barricamento/Isolamento/Negação de Entrada: Na maioria dos casos, é necessário que você se isole e mantenha o local devidamente barricado e seguro o suficiente contra invasão de corpos podremente reanimados: Ripas de madeira, pregos, martelo, correntes e cadeados podem ser usados para trancar e barricar portas e janelas. porém, MANTENHA SEMPRE UMA ROTA DE FUGA ABERTA E VIGIADA. (ou mais fácil de abrir que as demais).

(Fim das adições e continuando com a versão expedida pela CDC):

Uma vez que você fizer seu kit, você deve reunir-se com sua família e traçar um plano de emergência. Este, deve incluir para onde você iria ou quem você contactaria em caso de zumbis começarem a aparecer na porta de sua casa. Você pode implementar este plano para o caso de inundações, terremotos, e outras emergências:

1 – Identifique os tipos de emergências possíveis na sua área. Além de um apocalipse zumbi, isto pode incluir inundações, tornados, ou terremotos. Se você não tem certeza, contacte a Cruz vermelha de sua região para mais informações.

2 – Nomeie um ponto de encontro para a sua família no caso de zumbis conseguirem invadir sua casa… Ou se sua cidade for evacuada por conta de uma ou mais emergências. Escolha um lugar perto da sua casa, e outro fora de sua vizinhança ou bairro no caso de você não conseguir retornar para sua casa no momento.

3 – Identifique seus contatos de emergência. Faça uma lista de contatos locais como polícia, bombeiros, ou time de resposta a zumbis. Também identifique contatos fora do seu Estado/Província que você pode ligar em uma situação de emergência e deixe sua família sempre informada de que você está ok. (ou não.)

4 – Planeje sua rota de evacuação. Quando zumbis estão famintos (sempre!), eles não param até conseguir comida (Cérebros ou carne humana), e isto significa que você deve sair da cidade rápido! Faça planos de onde você deveria ir e múltiplas rotas que o levarão bem a tempo antes que os “comedores de carne” tenham alguma chance! Isto também é útil quando desastres naturais ocorrem e você deve abrigar-se rápido.

NÃO TEMA – CDC ESTÁ PRONTA.

No caso de zumbis começarem a perambular pelas ruas, CDC fará uma investigação bem parecida com a executada para outras epidemias e pandemias. CDC irá prover assistência a cidades, estados, ou parceiros internacionais lidando com a infestação de zumbis. Esta assistência pode incluir consultas, testes laboratoriais e análise, manuseio de pacientes e cuidados médicos, localização de familiares e contatos, e controle de infecção (incluindo isolamento e quarentena). É provável que a investigação deste cenário possa procurar cumprir vários propósitos: Determinar a causa da doença, a fonte da infecção/Vírus/Toxina, aprender sobre como ela é transmitida e quanto rápido se espalha, como quebrar o ciclo de transmissão e assim prevenir casos posteriores, e como pacientes podem melhor ser tratados. Não somente nossos cientistas estarão trabalhando para identificar a causa e cura da epidemia zumbi, como também a CDC e outras agencias federais podem enviar times médicos e times de “primeiro contato” para ajudar aqueles em áreas afetadas. (Estamos recrutando voluntários para detetives de doenças não catalogadas para trabalho em campo).

Para aprender mais sobre o que a CDC faz para preparar-se para responder a emergências de todos os tipos, visite:
http://emergency.cdc.gov/cdc/orgs_progs.asp

Para aprender mais sobre como você pode se preparar para estar seguro durante uma emergência, visite:
http://emergency.cdc.gov/

Para fazer o download de um distintivo, botão ou banner que você pode aderir a sua rede social, perfil de rede, blog, website ou assinatura de email ou fórum, visite:
http://emergency.cdc.gov/socialmedia/zombies.asp


Bom, pelo menos os americanos estão preparados, já que se for seguir os filmes, a epidemia é bem capaz de começar por lá mesmo. Ou seja, estão prontos pra limpar a própria cagada. Ou não.

1 comentários:

Ligya M. disse...

Hhuauhhuahuauhauhauah.

Fantástico!!!

4 de jan de 2012 21:33:00